Páginas

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

APRENDER BRINCANDO

-->




Aprende-se brincando na educação? Criança aprende brincando?  Brincar é coisa séria? É importante brincar? Brincar traz conhecimento? 



Aprender brincando: é no mundo do faz de conta que a criança aprende, interage com os objetos e com o ambiente no qual está inserida. Aprende brincando pois ela é um pequeno cientista que faz experimentos e pesquisas o tempo todo.
Usa sua imaginação e aprende brincando ao entrar numa caixa de papelão e diz que está num barco, carro ou trem. Com os brinquedos tradicionais, como bonecas, carrinhos e outros; faz de conta que são filhos, papai, mamãe, motorista, pirata, princesa... 
Aprende brincando e traz a tona seus conhecimentos já adquiridos na família, com os amigos, na escola... Amplia seu universo com essas brincadeiras simbólicas. Fantasia e realidade se misturam nesses momentos tão importantes para a formação dos pequenos. 
Sem pensar no assunto eles aprendem e desenvolvem saberes nas diferentes áreas do conhecimento; transformações científicas e matemática quando ajudam o adulto a fazer uma receita de bolo, pão, gelatina. Ao lidar com calendário, relógio, cantigas, distribuir a água de uma garrafa para copinhos. 
Explora a linguagem verbal; aprende brincando ao recontar uma história, canta, imita personagens conhecidas, finge que está lendo ou escrevendo mesmo quando ainda não sabe. 
Expressa-se com movimentos do seu corpo, faz caretas, pula, corre, ri, chora... Gosta de experimentar materiais para desenhos, pinturas, colagens, dramatização, maquiagem, desfile de fantasias. 

Adquire hábitos e costumes culturais, além de compreender e usar regras da sociedade no convívio com a família, amigos e a escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário