-->
É bom estimular os sentidos? Brincar com os sentidos diverte? Quais são os sentidos? Crianças identificam os sentidos? Crianças conhecem o corpo?
Com os olhos vendados a criança
terá que adivinhar o que está degustando (pequenos pedaços de frutas: doce,
azeda; suco, alimentos mornos, frios...).
Também com os olhos vendados
terão que descobrir qual é o aroma: frutas, temperos, chás, perfumes,
sabonetes...
Numa
outra oportunidade, ainda com os olhos vendados a criança terá que falar qual é
o objeto ou instrumento musical que está fazendo determinado som: chocalhos,
xilofones, pianinhos, flautas, pandeiros, reco-recos, tamborins, castanholas,
sinos, tambores, apito, sons de animais, garrafa com arroz dentro, assovio...
O adulto pode fazer mímica e as crianças têm que adivinhar o que
ele está fazendo, ou que bicho está imitando.
Dentro de uma caixa colocar
objetos, frutas, legumes e pedir para a criança colocar a mão sem olhar tentar
adivinhar o que esta tocando. Exemplo: laranja, maça, cenoura, pequenos
brinquedos, objetos de cozinha...
Andar
descalço sobre a grama, piso, tapetes (sensações diferentes com os pés).
Observar imagens em livros ou
revistas e pedir para a criança falar o que está vendo naquela imagem, o que
lhe chama a atenção; as cores, as formas, o formato do desenho...
Outra
possibilidade é deixar a criança com os pés descalços, pisar num recipiente com
tinta e depois pisar em cima de um papel, pode ser cartolina ou papelão. Vai
trabalhar com a sensibilidade dos pés e ao mesmo tempo com artes plásticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário