Páginas

sexta-feira, 1 de março de 2013

ROSA DOS VENTOS

-->





O que é a Rosa dos Ventos? Como a Rosa dos Ventos é constituída?Onde a Rosa dos Ventos pode ser utilizada?Por que o desenho da Rosa dos Ventos é em formato de estrela?Rosa Dos Ventos para brincar com as crianças?


A rosa dos ventos é uma imagem que representa os quatro sentidos fundamentais e seus intermediários. A rosa-dos-ventos corresponde à volta completa do horizonte. Com a rosa dos ventos praticamente todos os pontos na linha do horizonte podem ser localizados com exatidão.
Cada quadrante da rosa-dos-ventos corresponde a 90º: considera-se o norte a 0º; o leste a 90º; o sul a 180º, o oeste a 270º, e novamente o norte a 360º.
A utilização de rosas-dos-ventos é extremamente comum em todos os sistemas de navegação antigos e atuais. Seu desenho em forma de estrela tem a finalidade única de facilitar a visualização com o balanço da embarcação, a rosa dos ventos é constituída por quatro pontos cardeais principais são os mais fáceis de ser notados.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

É o Sol que irá nos ajudar a identificar os pontos cardeais na rosa dos ventos. A mamãe, o papai ou a cuidadora pode auxiliar a criança nesse momento. Estique o braço direito para a direção em que o sol nasce (nascente), teremos o ponto Leste. Depois estique o braço esquerdo para a outra direção e teremos o ponto Oeste, é onde o sol se põe (poente). Explique para a criança que o Norte está a sua frente e o Sul, atrás.
Para ficar mais divertido e criativo recomendo um desenho da rosa dos ventos parecido com esse que temos acima, que pode ser colorido com lápis de cor, giz de cera ou tinta aquarela.
Se preferir pode junto com a criança procurar imagens em revistas velhas, recortar e colar, montando um quadro com o tema em questão, ficará mais original.
É importante lembrar que durante o ano, o Sol nasce em pontos diferentes. Não podemos afirmar que ele nasce sempre no mesmo ponto Leste. Esse método indica os pontos cardeais em relação ao lugar em que estamos.
Temos aqui outra imagem da Rosa dos Ventos que pode ser oferecida à


criança para colorir ou trabalhar com dobraduras e colagem, mais uma proposta de atividade criativa com as crianças.



Nenhum comentário:

Postar um comentário