Páginas

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

BRINCADEIRAS DIVERTIDAS

-->

Brincadeiras divertidas são importantes? Brincadeiras divertidas são saudáveis? Quais brincadeiras divertidas podem fazer? Brincadeiras divertidas auxiliam a criança no seu desenvolvimento? Brincadeiras divertidas ampliam o repertório das crianças? 

Brincadeiras divertidas como; pular corda, amarelinha, caracol, corre cotia...; auxiliam a criança no seu desenvolvimento físico, intelectual, social. Enriquece o repertório, dá oportunidade para que ela aprenda a se relacionar com outras crianças,  trocam experiências e criam novas regras.

Por meio das brincadeiras os pequenos expressam seus sentimentos, imitam os adultos e ampliar seus conhecimentos. 

É possível montar percurso no quintal com banco, colchonete ou tapete para equilibrar-se sobre esse material. Passar por baixo ou por cima do banco (ou cadeira, mesa), bambolês, pneus, rolarem sobre o colchonete ou tapete, esteira de praia, dar cambalhotas. Além de serem divertidas, as crianças estarão conhecendo novos movimentos e aprimorando aqueles que já possuem.

Outra para brincar com as crianças no quintal é fazer o contorno delas no chão, pode ser também na parede com giz de lousa. Após terminar pode sugerir que elas coloquem o nome nesses desenhos. Estarão trabalhando com a sua identidade, saber que é um indivíduo único com suas características, habilidades e história própria.

Esticar alguns elásticos como teia de aranha e passar no meio, por baixo e por cima do mesmo. Pode render muitos movimentos diferentes, além de ser um desafio divertido para a garotada.

Na área externa também é possível fazer brincadeiras com água em baldinhos, bacias, dar banho nas bonecas e bonecos, passar a água para copos, vasos e utensílios diferentes. Nessas últimas pode ser água com anilina para ficar colorida.

Jogos diversos também podem ser utilizados sobre o tapete ou mesa: quebra-cabeças simples com temas variados; animais domésticos, selvagens, frutas... Jogos de encaixe, lego, letras móveis, joguinhos educativos, brinquedos educativos em madeira, próprios para área externa num belo dia de sol.

Também é possível propor brincadeiras de roda: corre cotia, ciranda cirandinha, se essa rua fosse minha, atirei o pau no gato,...

Brincadeiras com bola: alerta, bobinho, bola ao cesto, futebol... Atividades com bambolês, dançar e ouvir diferentes gêneros musicais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário