segunda-feira, 17 de junho de 2013

ARTES PARA CRIANÇAS

-->







Ensino artes para as crianças? Artes para crianças é importante? As crianças aprendem com as artes? Crianças se interessam por artes?

          



Apresentar as artes para crianças é propor a elas mais uma forma de manifestar sentimentos, ideias, opiniões ou, simplesmente trazer as artes para as crianças é aguçar sua imaginação, dar oportunidade para que possam ampliar e explorar suas habilidades.

As artes podem ser trabalhadas por meio dos diversos materiais, as crianças estarão se desenvolvendo e experimentando, manuseando, fazendo descobertas, verificando as possibilidades de lidar com uma diversidade de materiais.
Em artes como lidar com as massas, tintas, colas, canetinhas, pincéis, carimbos, lápis de cor, giz de cera, caneta piloto... E os papéis, se esfregar muito rasgam? Qual é o mais adequado para usar a tinta ou a caneta piloto? 
Quando lidamos com as artes temos propostas com tintas diversas: guache, aquarela, tinta feita com anilina, com farinha de trigo e corante comestível, beterraba...Usar folhas de cartolina, papelão, sulfite, papel cartão, a própria mesa pode também ser utilizada como suporte para as pinturas com tintas caseiras. Pincéis variados, ramos de folhas de árvores, barbante, buchinhas, o próprio legume como carimbo; batata, beterraba, chuchu...
 Canetinhas coloridas de ponto grossa (piloto), ponta fina, caneta hidrocor, lápis de cor, giz de cera, carvão, pedaço de telha ou tijolo... Utilizando papéis de tamanhos e formatos diferentes, quadrado, comprido, redondo, cores variadas.
É importante pensar na textura do papel de acordo com o riscante que será usado; lápis de cor, giz de cera, canetas,... em papel sulfite. As tintas são mais apropriadas em papel cartão, cartolina, ou seja, papel mais consistente.
  Recorte de imagens de revistas, encartes de mercado ou de roupas, que encontramos nas lojas de shopping, colagem com cola convencional ou a caseira (água, farinha de trigo: leve ao fogo até ficar com consistência).
  Massa caseira para modelar usando farinha de trigo 4 xícaras, sal 1 xícara, óleo comestível 1 colher, água 1 xícara e meia. Misture todos os ingredientes e vá sovando como fazemos com a massa de pão, acrescente mais farinha de trigo se estiver mole. Divida em partes e coloque o corante (anilina que usamos no bolo, ou gelatina).
A massa caseira fica macia no ponto adequado para as crianças manusearem. Para conservá-la guarde em pote com tampa. Para brincar as crianças podem utilizar utensílios como, rolinhos de pvc ou aqueles que vêm com papel alumínio, faquinhas de plástico ou palitos de sorvete, forminhas,... Brincar de pizzaria, padaria, fazer animais, insetos e tudo que a imaginação e a criatividade sugerirem.
         Ainda dentro desse campo das artes podemos apresentar às crianças propostas de desenhos utilizando material diverso. Oferecer propostas para montar peças de teatro, musicais a exposição dos seus trabalhos artísticos que estiverem prontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário